Brasil, 27 de abril de 2019.

O dia 26/04/2019 entrou para a história do estudo de perfis de manchas de sangue. Nesta data, o Perito Criminal Federal Antonio A. Canelas Neto formou a primeira turma de analistas de manchas de sangue da América Latina em nível I, e com o aval do comitê educacional da International Association of Bloodstain Pattern Analysts (IABPA). Foram 5 dias de treinamentos intensos com aulas e provas teórico-práticas utilizando sangue real. Ao final 16 participantes tiveram êxito nas avaliações e receberam seu certificado de validade internacional.

O treinamento ocorreu em Florianópolis/SC entre os dias 22 e 26 de abril, e atraiu peritos criminais e assistentes técnicos de todo o país. Trata-se do treinamento nível I, que é o primeiro passo para aqueles que desejam seguir a carreira de analistas de manchas de sangue. Com esse treinamento, os participantes também estão aptos a cursar cursos mais avançados no exterior até atingir uma formação plena. No Brasil, a Blood Training em breve lançará também seus cursos avançados como o "60 Horas de BPA Avançado no Brasil" e o "Perfis de Manchas de Sangue sobre Tecidos".

A. Canelas discorre sobre o assunto "Foram dois anos de planejamento para que este curso acontecesse. Vários Peritos criminais do Brasil vieram para Florianópolis onde se submeteram a um rigoroso processo de imersão em manchas de sangue. Ao final, foram avaliados com duas provas contendo nota de corte de 70 %. Felizmente, com dedicação aos estudos, todos foram aprovados!"

O curso ministrado é o denominado curso básico, ou nível I,  e é a primeira condição para que um profissional forense possa ser membro da Associação Internacional de Analistas de Manchas de Sangue nos Estados Unidos (IABPA), Associação esta que reúne analistas de manchas de sangue do mundo todo. Existem outros treinamentos até se chegar a um treinamento pleno como, por exemplo, o curso nível II (Avançado), o curso Manchas de Sangue sobre Tecidos, o curso de Fluidodinâmica do Sangue, e o curso de Busca e Revelação Química de Sangue Oculto.

Todavia, segundo A. Canelas o curso "40 Horas de BPA no Brasil" já apresenta vários tópicos de cursos mais avançados.

 

"Quando obtive estas certificações no exterior, sempre achava que os cursos eram muito diluídos em termos de conhecimento. Muito passo a passo. Por isso, sempre quis fazer meus cursos de modo a torná-los acima da média. Este primeiro praticamente condensei o básico e o avançado preparando, assim, o curso avançado para algo bem mais elevado. Tenho certeza que os participantes formados em meus cursos estarão bem preparados se também se dedicarem. Meu objetivo é que os cursos com a marca Blood Training sejam conhecidos no Brasil e no exterior como cursos de maior densidade e de maior exigência. Essa é nossa proposta."

Sobre os novos cursos da Blood Training, A. Canelas é cauteloso. "A ideia é formar primeiro pelo menos 3 turmas de nível I, antes de lançar um curso Avançado. Não é bom que um participante realize estes cursos em uma sequência direta. Na verdade, a recomendação internacional é que se faça cada curso com intervalo mínimo de 1 ano entre eles afim de absorver melhor o conhecimento e se preparar para  outro curso"

Com relação ao futuro se mostra promissor. "Temos Peritos criminais com excelente background acadêmico, doutores, mestres, e também profissionais com vasta experiência prática dada a casuística de crimes violentos em nosso país. Todavia é fato que muitos de nossos Peritos precisam de treinamento mais adequado nesta área, pois a mesma é cheia de aventureiros e falsos profissionais que acabam por ministrar conceitos errados sobre o assunto. Também precisamos mais de disciplina, consciência e humildade sobre nossas limitações. Abordamos muito isso em nossos cursos. Trabalhando isso melhor e implementando treinamentos adequados, associados a protocolos de trabalho, certamente teremos nos próximos anos os melhores analistas de manchas de sangue do mundo."

© 2023 by Coach.Corp. Proudly created with Wix.com