"Estudo de Manchas de Sangue em Local de Crime"

Curso de nivelamento. Ideal para Congressos, WorkShops, Encontros, Seminários e para treinamentos de Peritos criminais em maior número. Possui duas modalidades:

Módulo de 4 horas: 

Objetivo: Apresentar a análise de perfis de manchas de sangue ao participante de modo que o mesmo entenda o potencial desta técnica e faça a distinção entre os principais perfis de formação durante sua interpretação no local de crime.

Ementa do curso:  Parte teórica: Visualização do potencial desta ferramenta forense em locais de crime e contextualização de seu uso ao redor do mundo. Compreensão de uma abordagem sistêmica no local de crime quando se necessite da interpretação das manchas de sangue. Reconhecimento dos diversos perfis de manchas de sangue existentes e ainda de seus mecanismos de geração: Propriedades físicas do sangue: tensão superficial, viscosidade, Interação do sangue com o meio: superfícies, resistência do ar, molhabilidade, Manchas Gotejadas, Spatters: Manchas impactadas, Cast-off, Cast-off de parada, Manchas projetadas, Manchas transferidas, Manchas de Acúmulo, Manchas Alteradas, Manchas de Escorrimento. Efeito Backspatter, Efeito esqueletização, Efeito "neblina" Contextual Bias. Estudos de Caso. Noções de registro das manchas de sangue no local.

Instrutor: Perito Criminal Federal Antonio A. Canelas Neto

Módulo de 8 horas (com atividade prática): 

Objetivo: Apresentar a análise de perfis de manchas de sangue ao participante de modo que o mesmo entenda o potencial desta técnica e faça a distinção entre os principais perfis de formação durante sua interpretação no local de crime.

Ementa do curso: Parte teórica- Visualização do potencial desta ferramenta forense em locais de crime e contextualização de seu uso ao redor do mundo. Compreensão de uma abordagem sistêmica no local de crime quando se necessite da interpretação das manchas de sangue. Reconhecimento dos diversos perfis de manchas de sangue existentes e ainda de seus mecanismos de geração: Propriedades físicas do sangue: tensão superficial, viscosidade, Interação do sangue com o meio: superfícies, resistência do ar, molhabilidade, Manchas Gotejadas, Spatters: Manchas impactadas, Cast-off, Cast-off de parada, Manchas projetadas, Manchas transferidas, Manchas de Acúmulo, Manchas Alteradas, Manchas de Escorrimento. Efeito Backspatter, Efeito esqueletização, Efeito "neblina" Contextual Bias. Estudos de Caso. Noções de registro das manchas de sangue no local. Parte prática: Aula prática utilizando sangue real para reconhecimento de perfis de manchas de sangue somado a um exercício de interpretação de dinâmica criminosa.

Obs: utilizamos sangue real em nossos treinamentos com atividades práticas.

Instrutor: Perito Antonio A. Canelas Neto

 

"40 horas de BPA no Brasil"

Curso profissionalizante voltado para um período mínimo de 5 dias. Possui validade internacional para a IABPA.

(16 participantes/turma). 

Objetivo: Curso de nível I que objetiva dar início a carreira de analista de manchas de sangue preparando o participante com maior segurança para situações reais de processamento de local de crime, bem como na interpretação de perfis de manchas de sangue em diferentes situações. Objetiva ainda preparar o participante para uma correta documentação e amarração deste vestígio na cena de crime. 

Ementa do curso: Clique aqui

Obs  1: Utilizamos sangue real em nossos treinamentos. Curso no estilo hands-on;

Obs 2: Este treinamento deve ser realizado em 40 horas presenciais. Ao ser aprovado neste curso, o participante já pode se credenciar como membro iniciante da IABPA nos Estados Unidos com registro próprio, e também estará apto a cursar treinamentos avançados em qualquer parte do mundo. A. Canelas é o único instrutor de toda a América Latina a possuir treinamento revisado e aprovado pelo comitê educacional da IABPA;

Obs 4: Certificados de participação podem ser fornecidos de acordo com a frequência no curso. Todavia para obter a certificação internacional da Blood Training o participante deverá ser aprovado ao final do curso em uma prova de múltipla escolha e na produção de um laudo técnico em perfis de manchas de sangue. Daremos mais detalhes durante as inscrições.

Instrutor: Perito Antonio A. Canelas Neto.

"60 horas de BPA Avançado no Brasil"

Curso avançado para os que já realizaram o curso de 40 HORAS. Período: 7 dias de atividade presencial. Possui validade para a IABPA.

(16 participantes/turma). 

Objetivo: Dar mais profundidade no tema BPA aos profissionais de análise de perfis de manchas de sangue que já obtiveram certificado de nível I; Dar maior segurança em definições fenomenológicas de BPA; Preparar o participante na elaboração de laudos técnicos mais críticos; Exercitar o participante na defesa de suas conclusões em tribunal de júri; Introduzir o participante no estudo de manchas de sangue sobre tecidos e em estudos de mecânica dos fluidos com o  sangue; introduzir o participante em diferentes métodos de revelação química de sangue; Preparar o participante a obter maior avaliaçaõ crítica de metodologias científicas e pesquisas da área.

Ementa do curso: Revisão do curso de nível I; definições em BPA; entendimento de variáveis físicas no estudo de BPA; sequenciamento crítico e seletividade para coleta de amostras para exame de DNA; introdução ao estudo de manchas de sangue sobre tecidos têxteis; análise preliminar de tecidos e vestuários; formas de documentação e armazenamento de vestes com sangue; diferenciação entre manchas spatters e manchas transferidas em tecidos têxteis; fatores críticos na busca de sangue latente; tópicos especiais: introdução a reveladores químicos de sangue, TDD do sangue e métodos de espectroscopia; métodos de medição de variáveis fluidodinâmicas do sangue; variação na formação das manchas em função das propriedades de transporte; uso de adimensionais em experimentos (números Reynolds e Weber); metodologia científica; avaliação crítica de laudos técnicos e artigos científicos; diretrizes de um analista de manchas de sangue em um tribunal de júri; tipos de viés cognitivo mais comuns na perícia; O viés cognitivo no processo decisório; potencialidades do viés cognitivo (snow ball effect); estudo de casos; processamento de local de crime simulado; prática em tribunal simulado com arguição da defesa (participação de defensor público).

Curso com duas avaliações. Um escrita e uma prática. Nota mínima para aprovação: 70%.

Obs  1: Utilizamos sangue real em nossos treinamentos. Curso no estilo hands-on

Obs  2: Este treinamento deve ser realizado em 60 horas presenciais (mínimo 7 dias)

Obs 3: Certificados de participação podem ser fornecidos livremente com a frequência do curso, todavia para obter a certificação internacional da Blood Training o participante deverá ser aprovado em avaliações teóricas escritas e práticas. Daremos mais detalhes antes das inscrições

Instrutores: Perito Antonio A. Canelas Neto  e convidados.

                 

Faça parte de nossa lista de interessados!

Seu cadastro foi recebido!