treinamento internacional

40 horas de BPA no Brasil

  Grade curricular:

 

 

 

 

 

                      Utilizamos sangue real em nossas práticas (sangue animal) de acordo com os padrões adotados nos principais institutos de manchas de sangue do mundo.

  • Introdução e contextualização.

Histórico do estudo de manchas de sangue; Organizações mundiais; International Association of Bloodstain Pattern Analysts (IABPA); Scientific Working Group on Bloodstain Pattern Analysis (SWGSTAIN).

  • O Sangue e suas interações.

Coagulação e secagem; tensão superficial; adesividade/capilaridade; molhabilidade; viscosidade; fluidodinâmica; manchas de sangue e tipos de superfícies; mancha satélite e mancha principal; ângulo de impacto; riscos biológicos do sangue.

  • Classificação das manchas de sangue.

Stuart H.James et al; Tom Bevel & R Gardner; classificação pelo mecanismo de geração; classificação mista de A. Canelas. Tomada de decisão durante uma classificação.

  • Manchas gotejadas.

Mecanismo de geração, seletividade para DNA, mitos relacionados as manchas gotejadas, estudos de caso;

  • Manchas spatters.

O que são spatters? Manchas projetadas, manchas arteriais; manchas cast-off, cessation cast-off; manchas impactadas: características, impactadas por arma branca, impactada por arma de fogo, efeito backspatter, manchas impactadas por expectoração, área de convergência, área de origem, utilização de planilha Excel ® na determinação de medidas, efeito da força gravitacional e da força de arraste; considerações no uso de MTR na trajetória da gota de sangue; softwares utilizados; estudos de caso.

  • Manchas de contato.

Mancha transferida. Mancha alterada por contato. Mancha arrastada. Mancha passada. Efeito esqueletização. Sequenciamento em local de crime. Transferência de forma.

  • Manchas alteradas.

Mancha tipo Sombra. Mecanismo de geração. Manchas diluídas. Tipos mais comuns de diluição. Intepretação em local de crime. Manchas alteradas por insetos. Características e diferenciações. Outras manchas alteradas. Técnicas de obtenção e interpretação de manchas de sangue em incêndios.

  • Manchas de acúmulo.

Mancha tipo sangue sobre sangue. Acúmulo por gotejamento. Acúmulo por volume em queda livre. Manchas tipo poça. Características das manchas tipo poça. Manchas de saturação. Características das manchas de saturação. Estudo de caso.

  • Manchas de escorrimento.

Características das manchas de escorrimento. Secagem do sangue no escorrimento. Sequenciamento em local de crime. Estudo de caso.

  • Testes presuntivos para sangue e coleta de amostras para DNA.

  • Documentação de manchas de sangue.

 Processamento da cena de crime. Formas de documentação. Amarração das manchas de sangue. Croqui em projeção cruzada. Erros mais comuns de documentação.

  • Contextual bias.

Abordagem dos principais fatores de influência externa sobre o processo decisório do Perito criminal. Pesquisas e testes destes fatores envolvendo analistas de manchas de sangue ao redor do mundo. Ações recomendadas para minimizar as influências externas.

  • Elaboração do laudo técnico.

Principais erros na elaboração de laudos técnicos em manchas de sangue. Diretrizes para um Laudo técnico em manchas de sangue. Recomendações da SWGSTAIN.

 

© 2023 by Coach.Corp. Proudly created with Wix.com